Tendencias em TI 2013

Posted: 12 fevereiro 2013 by Bruno Alexandre in Marcadores:
0

A Netfive fez um levantamento das principais tendências em TI para 2013, com base em estudos e análises do mercado, e compartilhamos com os leitores do nosso blog as que julgamos as 5 tecnologias que predominarão em 2013 e continuarão crescendo pelos próximos anos.
Essa análise comprova o amadurecimento da TI no Brasil, não apenas nas grandes corporações, e reflete a ascensão das pequenas e médias empresas do país que investem em tecnologia como fator estratégico para apoiar seu crescimento. Além do investimento em sistemas de gestão, é notável a preocupação com a estrutura onde todas essas informações estarão hospedadas – estejam elas dentro de casa ou na nuvem.
Confira abaixo a lista da Penso de tendências em TI para 2013:
Sistemas e informações na nuvem
 
O cloud computing já é uma realidade para muitas empresas, mas ainda é parcialmente adotado pela maioria. É comum empresas que já que utilizam sistemas de e-mail e de armazenamento de arquivos na nuvem, mas que mantém sistemas e informações do negócio em servidores internos. Com o avanço do cloud computing no Brasil, principalmente com fornecedores maduros como a Penso, chega a vez dos sistemas de gestão (ERPs) e outras aplicações serem hospedados na nuvem. Com o cloud computing, as empresas obtém um aumento significativo em desempenho, pois as informações são armazenadas em datacenter muito mais poderosos do que os internos, além de ganhos em segurança e gerenciamento. Para as pequenas e médias empresas, o cloud computing é muito mais vantajoso para apoiar o crescimento do negócio, uma vez que é muito mais simples escalar um recurso tecnológico na nuvem do que dentro de cada.
Redução dos ativos de TI
Além do cloud computing, acima citado, a virtualização da infraestrutura de TI contribui para uma redução drástica de hardware dentro das empresas. Por consequência, outros recursos também são reduzidos, como espaço físico, energia elétrica e mão de obra para gerenciamento – o que contribui para uma redução significativa nos custos da empresa. Esses recursos, principalmente os profissionais antes utilizados para trabalhos demasiadamente operacionais, passam a ser utilizados para projetos mais estratégicos dentro das empresas, como implantação e gerenciamento dessas novas tecnologias.
TI Verde – Redução na emissão de poluentes
A redução de hardware dentro das empresas, principalmente de equipamentos antigos, contribui para a redução na emissão de poluentes, como o carbono, e também reflete em redução de custos para as empresas, uma vez que a emissão de carbono acarreta em custos para as empresas. A economia gerada com a redução de hardware tende a ser reinvestida em novas tecnologias, como servidores e desktops mais atuais, que já são preparados para consumir menos energia elétrica e poluir menos. Os fornecedores de soluções na nuvem, como a Penso, são preparados para cumprir rígidas normas de emissões de poluentes e consumo de energia, portando o cloud computing também contribui para uma “TI mais verde”.
Mobilidade corporativa
Pesquisas realizadas por institutos conceituados afirmam que o crescimento do uso de dispositivos móveis fará com que eles ultrapassem o número de computadores nas empresas. Já existe um grande número de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, entre os colaboradores e as empresas tendem a olhar para isso com mais atenção. As empresas devem oferecer melhores condições de trabalho para que os colaboradores usem seus dispositivos a favor do trabalho, e não contra. Passamos a notar os fornecedores de sistemas desenvolverem versões para acesso móvel e as empresas prepararem seus gerenciadores de e-mail para que os colaboradores tenha acesso a suas caixas de seus dispositivos. Nossa recomendação é que é muito mais proveitoso preparar a empresa para os dispositivos móveis do que proibir o seu uso.
Segurança externa e móvel
Toda essa evolução tecnológica, que inclui ambientes virtualizados, informações na nuvem e dispositivos móveis, aumenta a necessidade das empresas por segurança da informação. Uma forte tendência para 2013 é a consideração desses novos ambientes na hora de estruturar planos de segurança e contingência do negócio, o que vai muito além de simples ferramentas de firewall e antivírus. Presenciaremos um aumento na demanda por soluções de backup que armazenam informações externamente, seja de ambientes internos, virtuais ou na nuvem. As novas tecnologias também contribuem para a continuidade de negócios – por exemplo, a virtualização de desktops que permite que uma máquina seja rapidamente reestabelecida em um novo hardware no caso de uma falha. É preciso considerar também o volume de novos dispositivos, principalmente os de uso pessoal dos colaboradores, que podem acessar redes e trazer ameaças externas, ou até mesmo extrair informações sigilosas do negócio.
Com certeza, sua empresa irá se deparar com essas tecnologias nos próximos meses, se é que já não se depara. Não deixe para tomar medidas após ter problemas, solicite uma visita de um especialista de Penso para lhe ajudar a avaliar quais dessas tecnologias são relevantes para o seu negócio.
Comece a planejar-se desde agora para ter uma TI mais estratégica e econômica em 2013.

fonte :
 http://www.netfive.com.br/site/index.php/noticias/item/100-tendencias-2013

0 comentários: