Oligopólio

Posted: 01 maio 2012 by Bhior in Marcadores:
1

Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.
No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de factores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.

As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente ao monopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores.

As 10 marcas que mantem a hegemonia Coca-Cola, Pepsico, General Mills, Kellogg’s, Mars, Unilever, Johnson & Johnson, P&G, Nestlé e Kraft



Clique na imagem para ampliá-la.

1 comentários:

  1. W4rn3r says:

    Pois eh, tem que se adequar msm senão fica pra traz; a redbull tbm tem um mercado consideravel so que gasta muito com midia p se fortalecer assim como as demais!