Acessando IRC com Xchat via TOR

Posted: 02 abril 2011 by Bhior in Marcadores: , ,
3

O que é IRC ?

O IRC é uma das mais antigas ferramentas de comunicação e ainda uma das mais eficientes. Diferentemente dos sistemas de mensagem instantânea (MSN, ICQ, Jabber, etc) com os quais você conversa com quem já conhece, no IRC você tem a oportunidade de conversar com centenas ou milhares de pessoas que não conhece.

O IRC é dividido em várias salas, mais formalmente chamados de canais, onde todas as mensagens enviadas para um canal são recebidas por todos os usuários presentes no mesmo. Os usuários são identificados por um nickname, que em português significa apelido. Conceito bem similar aos sistemas de bate papo da atualidade.

Tor

The Onion Router, também conhecido pela sigla TOR, é uma rede de computadores distribuída com o intuito de prover meios de comunicação anônima na Internet. A maioria das distribuições GNU/Linux disponibilizam pacotes do TOR. A rede Tor é uma rede de túneis http (com tls) sobrejacente à Internet, onde os roteadores da rede são computadores de usuários comuns rodando um programa e com acesso web (apenas). O objetivo principal do projeto é garantir o anonimato do usuário que está acessando a web.

XChat

O X-Chat, normalmente escrito XChat ou xchat, é um dos mais populares clientes gráficos de IRC para sistemas GNU/Linux e outros (Unix-like, Windows e Mac OS X). Ele possui abas, suporte para múltiplos servidores e um alto nível de configuração. É licenciado sobre a GNU General Public License e usa a biblioteca GTK+ para a sua interface gráfica. É possível usar plugins no XChat de várias linguagens de programação: Perl, Python, Tcl, Ruby e C.

Vamos a configuração:

Pre requisito e que você ja tenho o TOR e o Xchat instalados em um sistema operacional GNU/Linux.

Baixe o script escrito em perl http://adipose.attenuate.org/~stephen/ircd-seven/sasl/cap_sasl_xchat.pl  ou em python http://adipose.attenuate.org/~stephen/ircd-seven/sasl/cap_sasl_xchat.py, e mova para o diretório raiz do xchat e /.xchat2/ .

Inicie o Xchat, nesse ponto, você deverá preencher Nick (apelido que esta registrado no FreeNode), Segunda Escolha (segundo apelido, pode deixar em branco se quiser), Terceira Escolha (terceiro apelido, pode deixar em branco se quiser), Nome de Utilizador (seu primeiro nome), Nome Verdadeiro (seu nome completo).

 Clique em adicionar, e digite o nome que vai dar a rede tor do freenode.


Agora vamos colocar o servidor para a rede, para isso vamos pegar o serviço TOR escondido no DNS do freenode.net, em um registro CNAME irc.freenode.net não resolvido, que pode ser recuperado com a seguinte sintaxe de comando através de um shell Unix.



Agora clique em editar e coloque o nome no lugar de newserver/6667.

Ficando assim:

Agora inicio o cliente com o servidor configurado. Entre em configurações > Preferencias > Configuração de Rede, Deixe configurado dessa forma abaixo:


Agora vamos configurar o sasl, digite /sasl -set (aparece a forma de configurar o sasl)
SASL: usage: /sasl set

Em seguida configure com seu nick e senha registrados no FreeNode.
/sasl -set freenode-tor PLAIN
Ficando assim:
/sasl -set freenode-tor Bhior 123456 PLAIN


Apos isso, reinicie o Xchat e desfrute de uma navegação anonima.

Se alguem tive alguma sugestão de canais, informe abixo:

#request antigo remote-execution
#backtrack-linux-br
#exploits-br
#dclabs
##unix-br
#reset
#archlinux-br
#c4ll

Abraços

3 comentários:

  1. Que legal...

    Valeu em!

  1. wrabb1t says:

    Nao encontrei o diretório /.xchat2/ , onde posso achar ele??

  1. Bhior says:

    Inicie o Xchat para o diretório ser criado, apos abra o shell e navegue ate a pasta de usuario, e digite "ls -la"

    []'